25 de maio de 2016, data que com certeza ficará guardada na mente dos milhões de torcedores do Shandong Luneng. Dia de fazer história e alcançar a classificação para as quartas de final da Champions Asiática sobre o Sydney FC. O jogo prometia tensão, e cumpriu com a promessa durante os 90 minutos dentro do Sydney Football Stadium, na cidade de Sydney, Austrália. Ao fim do jogo, o alívio e a certeza de dever cumprido: placar 2x2. Com o gol qualificado, o Shandong pode comemorar a tão sonhada classificação à próxima fase do mata-mata do torneio.
O jogo começou com pressão dos anfitriões. Aos dois minutos, O’Neil marcou o primeiro dos donos da casa. Mas o time chinês, aos nove minutos, chegou ao empate com gol de Montillo, após boa assistência de Diego Tardelli. Na volta do intervalo, os australianos descontaram nos primeiros minutos com Rhyan Grant, deixando o Sydney FC em vantagem. O Luneng sofreu falta na área, Diego Tardelli cobrou o pênalti e o goleiro da casa segurou, deixando o jogo ainda mais tenso para o time chinês. O relógio se direcionava ao fechamento dos 90 minutos quando Montillo, bem posicionado, deu passe para Hao Junmin, que acertou um belo chute que encontrou as redes e garantiu que o time volte para China com a classificação.
O clima é de festa, pois nunca na história o Luneng chegou tão longe na Liga dos Campões Asiática. Agora, sob o comando do técnico Mano Menzes, o time chinês comemora e coloca seu foco nos próximos dois jogos do campeonato, pelas quartas de final. Na coletiva de imprensa, Mano falou sobre a partida e o desempenho dos jogadores: “Desde o primeiro minuto até o fim dos 90, foi um jogo emocionante. Nos primeiros minutos levamos um gol fora de casa, tínhamos um objetivo e sabíamos que seria muito difícil alcançá-lo aqui. Mas aos poucos, fomos dominando o jogo e amarramos o placar. No segundo tempo, vimos a força de vontade e física dos adversários, mas o espírito indomável e a honra do futebol chinês, de Jinan, nos levou a uma grande e honrosa classificação”.
O técnico ainda falou sobre o sentimento da vitória: “Estou muito feliz! Estou muito alegre com o desempenho da equipe e precisamos manter este espírito de perseverança. Mais uma vez o jogo nos mostrou que devemos nos unir, sendo um só em campo, não pensando em desistir nunca”.
O adversário da próxima fase do mata-mata da Champions Asiática será conhecido através de sorteio. Enquanto isso, os jogadores do Luneng têm como foco a recuperação do desgaste físico da difícil partida de hoje e os treinos do técnico Mano. O próximo jogo do Shandong acontece no domingo, 29, contra o Beijing Guoan, em casa, pela 11ª rodada da Superliga Chinesa.