Na noite deste domingo (21), o Cruzeiro enfrentou o Figueirense no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, em jogo válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em um confronto direto por posições na tabela, os dois times buscavam se afastar do Z4, e o time do técnico Mano Menezes controlou o jogo e conseguiu o resultado desejado em campo. O placar de 2 x 1 para o Celeste acabou com o jejum de oito anos sem vencer os catarinenses em seu estádio e com a invencibilidade do Figueirense em casa no Brasileirão.
O jogo começou com a Raposa pressionando e marcando o primeiro gol logo aos 3 minutos. Robinho cobrou uma falta no meio-campo, Manoel tocou e o volante Henrique, de carrinho, tocou para o fundo da rede. A partir daí, o Cruzeiro chegou com perigo diversas vezes, com Sóbis, Henrique e Lucas dando trabalho para o goleiro Thiago. Aos 37, Robinho cobrou falta com jogada ensaiada e lançou para Arrascaeta, que chutou de primeira e acertou a trave. O primeiro tempo encerrou com o placar mínimo para o time mineiro.
Na segunda etapa, os donos da casa chegaram bem perto do empate com Carlos Alberto. O meia chutou forte, mas Lucas França fez bela defesa e afastou. A resposta do Celeste veio com gol. No ataque seguinte, Robinho chegou na área, chutou e a zaga afastou. A bola voltou para Robinho, que dessa vez acertou a trave. Em um erro defensivo do time da casa, a bola sobrou para Ábila, que cabeceou e ampliou o placar, 2x0. Aos 29 minutos, Rafael Moura recebeu dentro da área, mas Lucas França, mais uma vez bem colocado, tirou a chance de gol dos catarinenses. O Figueirense conseguiu diminuir com Ferrugem, nos minutos finais do jogo, fechando o placar em 2x1.
De acordo com o técnico Mano Menezes, os mineiros saem contentes com o resultado. “É a primeira vitória onde os adversários ainda não tinham vencido o Figueirense. Nosso time sofreu pouco. Só tocou um pouco sem objetividade no segundo tempo e no futebol não se pode fazer isso. O adversário pode passar a gostar do jogo e nos complicar. Mas os jogadores estão de parabéns. Conseguimos uma boa vitória e estamos contentes”, afirmou.
O time escalado por Mano foi composto por Lucas França; Lucas, Bruno Rodrigo, Manoel e Edimar; Henrique, Lucas Romero, Robinho (Marcos Vinícius) e Arrascaeta (Rafinha); Rafael Sóbis e Ramón Ábila (Willian). Em 16º lugar na tabela, com 23 pontos, o Cruzeiro volta a jogar no próximo domingo (28), contra o Santa Cruz, às 11h, no retorno ao Mineirão após a Olimpíada.