Após vitória no Brasileirão, o desafio desta quinta-feira, 1º de agosto, é pela Copa do Brasil. O Cruzeiro, do técnico Mano Menezes, viaja ao Rio de Janeiro, onde enfrenta o Botafogo em jogo válido pelas oitavas de final do torneio. O jogo acontece às 20h, no Estádio Luso-Brasileiro, também conhecido como Arena Botafogo. Mais do que um bom resultado, a equipe vai em busca da sequência de vitórias e de bom futebol.
A preparação para o confronto começou na segunda-feira. No primeiro treino da semana, os reservas se dirigiram ao campo com Mano e a comissão técnica, enquanto os titulares ficaram entre a academia e a piscina em atividades com os preparadores físicos. Os goleiros fizeram um trabalho específico sob os cuidados do preparador Robertinho.
O treino da terça-feira foi coletivo. Os reservas se posicionaram com força nas laterais (como costuma jogar o adversário desta quinta) e os titulares marcavam a saída de bola e arrancavam em busca do gol. O time que treinou foi praticamente o mesmo que venceu o Santa Cruz, no último domingo. A única alteração foi a entrada de Henrique, que estava suspenso, no lugar de Lucas Romero. A equipe titular foi formada por: Rafael; Lucas, Manoel, Bruno Rodrigo e Edimar; Henrique e Ariel Cabral; Robinho, Arrascaeta e Rafael Sobis; Ramón Ábila.
O Cruzeiro finalizou sua agenda de treinos na tarde desta quarta-feira, com um treino tático priorizando o posicionamento dos jogadores e as bolas paradas. A atividade foi marcada pelas pausas do treinador, que explicava exatamente onde os jogadores deveriam estar posicionados. Depois do coletivo, os jogadores disputaram um rachão com campo reduzido. Para a partida contra o Botafogo, o time titular deverá ser divulgado por Mano Menezes apenas 45 minutos antes do apito inicial.