Na noite desta quarta-feira, 21 de setembro, o Cruzeiro recebeu o Botafogo no Mineirão pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Após aplicar 5x2 no jogo de ida, que aconteceu no Estádio Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro, foi a vez de jogar em casa e aproveitar a vantagem adquirida na casa do adversário para conquistar a classificação para as quartas. O placar da partida ficou em 1x0 (6x2 no placar agregado) para a Raposa, que comemorou com sua torcida e avançou em busca do pentacampeonato na Copa do Brasil.
O time do técnico Mano Menezes começou melhor na partida. Mesmo com a vantagem, a Raposa atacava e abria espaços na defesa carioca em busca de gols. Já no primeiro minuto, Edimar cobrou falta pela esquerda e a bola passou pela área do Botafogo com perigo. Élber, logo após, veio pela direita em bela jogada e a defesa adversária quase abriu o placar contra. O Botafogo não conseguia chegar à frente, pois defesa cruzeirense marcava firme. Com maior posse de bola e controle de jogo, o gol do Celeste saiu aos 36 minutos. Arrascaeta cobrou escanteio e encontrou Bruno Rodrigo na área. O zagueiro cabeceou mandando a bola no canto do gol de Helton Leite, sem chances de defesa. Nos minutos finais do primeiro tempo, a Raposa administrou bem o jogo e foi ao vestiário com placar favorável de 1x0.
Após o intervalo, o Cruzeiro voltou a campo com William no lugar do argentino Ramon Ábila. Como mandante, a Raposa seguia tendo o controle do jogo e aparecendo com perigo. Apenas aos 22 minutos o Botafogo chegou à área cruzeirense, com Núñez, que finalizou para boa defesa de Rafael. Aos 25, mais uma chegada cruzeirense, no chute de Rafinha que saiu pela direita do gol. Edimar, aos 28, cobrou falta com categoria, explodindo no travessão. O placar permaneceu inalterado e o Cruzeiro comemorou a classificação à próxima fase.
Ao final dos 90 minutos, Mano avaliou o Cruzeiro e falou sobre a vantagem que o time tinha em casa: "A gente, quando conquistou a vantagem no jogo de ida, sabíamos que, só se acontecesse um erro grave, íamos deixar eles reverterem. Essa foi a tônica da preparação para o jogo. Manter o jogadores focados. Embora fosse difícil, mas já vimos casos assim. Você tem que ficar atento, equipe entrou focada, não fez um jogo brilhante, mas fez um jogo prático. Poderíamos forçar mais, mas como conquistamos o 1 a 0 ainda no primeiro tempo, temos que pensar no domingo, diante do Flamengo".
O time escolhido por Mano Menezes para entrar em campo foi composto por Rafael; Lucas, Manoel, Bruno Rodrigo e Edimar; Henrique, Ariel Cabral (Denílson), Rafinha e Arrascaeta; Élber (Alisson) e Ramón Ábila (Willian). Classificada, a equipe comemorou com sua torcida e agora aguarda o sorteio das quartas de final da competição para saber qual seu adversário. O sorteio acontece nesta sexta-feira, 23.
O próximo compromisso do Estrelado acontece no domingo, dia 25, contra o Flamengo, no Estádio Kleber Andrade, em Caraciaca, Espírito Santo, às 16 horas.