Na noite desta quinta-feira, o Cruzeiro, do técnico Mano Menezes, foi até a cidade de Araraquara, no interior paulista, enfrentar o Palmeiras, líder do campeonato, em partida válida pela 30ª rodada do Brasileirão. Em um jogo de muita movimentação para os dois lados no Estádio da Fonte Luminosa, só faltou mesmo o gol, e o placar final mostrou um 0 a 0 que não acontecia há 16 anos entre as duas equipes.
O Palmeiras, mandante da partida, começou jogando melhor, mas aos 6 minutos veio a resposta cruzeirense com Rafinha, que fez bela jogada pela esquerda, limpando a zaga e chutando com perigo para boa defesa do goleiro Jailson. A Raposa marcava muito no meio de campo, inibindo as ações do Palmeiras, que ainda assim conseguiu chegar com finalizações de Gabriel Jesus e Moisés. Aos 20 Rafinha chegou novamente com perigo, chutando na trave. No fim, o lance de maior perigo da primeira etapa, com o zagueiro alviverde Vitor Hugo chutando pra fora no rebote de uma falta cobrada com força por Jean e boa defesa de Rafael.
A segunda etapa começou acelerada e com supremacia do Cruzeiro. A primeira grande chance surgiu aos 5 minutos, quando Robinho cobrou falta pela esquerda e a bola encontrou Bruno Rodrigo na entrada da área. O jogador cabeceou e a bola foi pela linha de fundo. No minuto seguinte, Sóbis cabeceou após cobrança de escanteio de Robinho, mas novamente a bola foi pra fora. Aos 17, Robinho recebeu belo passe de Rafael Sóbis, driblou o goleiro Jailson deixando o gol livre, mas o veterano Zé Roberto, salvou em cima da linha, afastando a bola com o peito. O Cruzeiro ainda teve boas chances com o capitão Henrique e com Willian, em um chute que raspou a trave de Jailson. Apesar do domínio Celeste no segundo tempo, a partida encerrou empatada em 0 a 0.
Após o apito final, o técnico celeste falou sobre a partida: “Vamos falar do jogo que o Cruzeiro fez, e esteve muito mais perto da vitória que o Palmeiras. Este é o nosso mérito. Fizemos grandes jogos contra os três primeiros do Campeonato: Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG. É a recuperação do respeito, em pequenos degraus que subimos. Se não pudemos pontuar com a vitória, foi importante somar um ponto para dar tranquilidade e mostrar aos jogadores que o que estamos fazendo é merecedor de uma posição melhor na tabela”.
Com a vitória, o Cruzeiro permanece na 12ª posição na tabela do campeonato, agora com 37 pontos. O time escolhido por Mano Menezes foi composto por Rafael; Ezequiel, Léo, Bruno Rodrigo e Bryan; Henrique, Lucas Romero e Robinho (Arrascaeta); Rafinha, Rafael Sóbis (Ariel Cabral) e Ramón Ábila (Willian). A Raposa volta a campo no próximo domingo, às 17h, contra a Chapecoense, no Mineirão.