O Cruzeiro chegou ao Rio Grande do Sul com a difícil missão de passar pelo Grêmio após o placar negativo de 2x0 do primeiro jogo. O segundo jogo válido pela semifinal da Copa do Brasil ocorreu na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, às 21h45min desta quarta-feira, dia 02.
A primeira etapa da partida foi de domínio por parte da Raposa e marcada por uma atuação intensa do Azul de Minas. Logo nos primeiros minutos o Time do Povo mostrou a que veio e iniciou o jogo com pressão sobre a equipe gaúcha. O Grêmio pouco criou e somente nos minutos finais veio a desenvolver jogadas que oferecessem algum perigo à defesa celeste.
Aos 22 minutos, Ariel Cabral bate de longe e a bola cai no travessão tricolor. No 25º minuto, uma falta próxima à área, cobrada por Arrascaeta, arranca tinta do travessão de Marcelo Grohe.
O Cruzeiro retornou para a segunda metade ciente da necessidade de refinar a finalização e manter a boa atuação dos 45 minutos iniciais. Com um segundo tempo mais calmo, o ataque da Raposa confrontava a defesa gremista e, quando necessário, o goleiro Rafael atuou como uma muralha junto à meta.
Uma das trocas efetuadas pelo técnico Mano Menezes, aos 16 minutos, Rafael Sóbis entrou na partida oferecendo perigo à defesa gaúcha, com um chute forte parado por Marcelo Grohe. A Raposa tocou a bola no campo adversário, mas teve dificuldade em encontrar espaço para criar.
Apesar de atuar com raça, foco e determinação, a classificação para a final da Copa do Brasil não ficou com a equipe do Cruzeiro. Mesmo com uma atuação positiva, o placar de 2x0 conquistado pelos gaúchos, em Minas, garantiu a classificação da equipe do Grêmio, em um jogo disputado e repleto de emoção.
O Cruzeiro disputou a partida com: Rafael; Edimar, Bruno Rodrigo, Léo e Lucas Romero; Robinho, Ariel Cabral e Henrique; Alisson, William e De Arrascaeta. A equipe volta a campo no próximo domingo, dia 06, às 17h, no Mineirão, diante da equipe do Fluminense pela 34ª rodada do Brasileirão.