Após o término da temporada de 2015, onde fez ótima campanha com o Cruzeiro, o técnico Mano Menezes recebeu uma proposta irrecusável e assumiu o comando do Shandong Luneng, da China, onde foi recebido com uma grande festa da torcida. Por lá, atuou por seis meses e garantiu a classificação inédita do clube às quartas de final da Champions Asiática, colocando o Shandong entre os oito melhores da competição, posição nunca antes alcançada pela equipe. Mano sentiu novamente o calor da torcida, que compareceu ao aeroporto para uma despedida emocionante.
Um novo convite do Cruzeiro fez o treinador retomar as atividades no Brasil, reassumindo o comando da equipe mineira no dia 26 de julho, diante do Santos, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Novamente à frente do time, Mano retirou a equipe de uma situação complicada, próximo ao Z4 e, nas rodadas finais, garantiu a classificação à Copa Sul-Americana.
“Alô, torcida cruzeirense! Estou chegando! Que honra poder vestir o manto celeste do Cruzeiro outra vez!”, disse o treinador através do Twitter.
Mano também levou a equipe mineira às semifinais da Copa do Brasil. À frente da Raposa, conseguiu melhorar a atuação da equipe em casa, pois até então o Cruzeiro atuava melhor como visitante do que como mandante. Após a volta de Mano Menezes, o time alcançou um aproveitamento de quase 60%, com 13 vitórias, 7 empates e 8 derrotas em 28 jogos disputados, garantindo assim a quinta melhor campanha do returno do Brasileirão.
Fechando 2016, Mano participou do Lance de Craque, jogo beneficente organizado pelo jogador D’Alessandro, em Porto Alegre, no dia 21 de dezembro. O técnico comandou o time Esperança. A partida levou mais de 15 mil pessoas ao estádio Beira-Rio e terá a renda repartida entre familiares de jogadores e funcionários da Chapecoense, além de entidades assistenciais como Kinder – Centro de Integração da Criança Especial, Projeto Evangélico Aspirantes de Cristo e Instituto São Benedito.
Para a próxima temporada, Mano prevê poucas modificações no elenco atual e, no comando do Cruzeiro, disputará o Campeonato Mineiro, a Primeira Liga, o Brasileirão e a Copa Sul-Americana.