Na tarde deste domingo, o Cruzeiro, comandado pelo técnico Mano Menezes, foi a Juiz de Fora enfrentar a equipe do Tupi com a missão de manter os 100% de aproveitamento conquistados até então na temporada. O jogo, válido pela terceira rodada do Campeonato Mineiro, teve início às 16h30min. Apesar de ocorrer a pouco menos de 48h após o último confronto, a partida teve uma atuação perfeita da Raposa. Tendo o Tupi criado poucas vezes em campo, devido à pressão e precisão das jogadas criadas pela equipe estrelada, a vitória veio tranquila nos noventa minutos de partida.
Desde o primeiro minuto da partida foi a equipe celeste quem ditou o ritmo. Logo no quinto minuto de partida o goleiro Gideão salvou a meta do Tupi duas vezes. A primeira em um chute de Robinho e a segunda em lance de Rafael Sóbis. O Maior de Minas seguiu pressionando, mas aos 12 minutos a equipe adversária ofereceu risco em um contra-ataque rápido. Alisson chegou para desarmar a jogada.
O marcador saiu do zero aos 19 minutos, com cobrança de falta perfeita de Rafael Sóbis. O Tupi ainda teve uma bola na trave do goleiro Rafael, mas foi o Cruzeiro quem continuou a investir e oferecer maior perigo à defesa rival. O segundo gol da Raposa veio aos 29 minutos, com cabeceio de Léo após lançamento de Ezequiel. Aos 44, após a pausa para hidratação, um cabeceio de Arrascaeta parou na trave da equipe de Juiz de Fora. No segundo minuto da prorrogação, Ariel Cabral tocou para Robinho, que passou pelo marcador, olhou para o goleiro e bateu no cantinho direito, com muita categoria. Os times foram para o intervalo com Cruzeiro 3 x 0 Tupi.
A metade final da partida iniciou da mesma forma com que o primeiro tempo foi encerrado: domínio total da equipe celeste. Antes dos dez minutos de jogo a equipe estrelada teve pelo menos quatro chances de alargar a vantagem. Uma delas em cobrança de falta de Arrascaeta, que parou na trave. Até os 15 minutos eram 19 finalizações celestes contra apenas 3 do Tupi. O azul do Cruzeiro passou a maior parte do jogo do meio de campo para a frente. Poucas foram as opções do Galo Carijó, que se encontrava sem espaço na partida.
O Tupi teve uma chance de oferecer risco em uma cobrança de falta aos 14 minutos, mas o goleiro Rafael saiu bem e ficou com a bola. Nos minutos seguintes os ataques do Maior de Minas só não alargaram a vantagem pois o goleiro Gideão fez boas defesas. A atuação impecável do time do técnico Mano Menezes passou também pela defesa. Todos as tentativas ofensivas do Tupi eram acompanhadas por pelo menos dois marcadores celestes.
Aos 40 minutos da segunda etapa Élber foi inteligente em jogada ofensiva e mandou por cima do goleiro Gideão. A bola parou no canto da trave. Por muito pouco não foi mais um gol celeste. Já nos acréscimos, em bela jogada individual, Rafael Sóbis se livra dos marcadores, bate cruzado e fecha o placar em Cruzeiro 4 x 0 Tupi.
Mesmo com uma sequência intensa de jogos no mês, o Cruzeiro teve a sua melhor atuação diante do Tupi e segue líder isolado no Campeonato Mineiro. O time comandado por Mano Menezes teve pleno domínio da partida do início ao fim. Todos os jogadores tiveram excelente atuação e a equipe estrelada mostrou estar bem servida de cobradores de falta.
Com cinco vitórias em cinco partidas, o próximo desafio da Raposa é diante da equipe do Volta Redonda, dia 15. A partida marca a estreia do Maior de Minas na Copa do Brasil e tem início às 21h45, no Estádio Municipal General Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro.
Contra o Tupi, os jogadores escalados por Mano Menezes foram:
Rafael, Ezequiel, Luis Caicedo, Léo, Diogo Barbosa (Fabrício), Ariel Cabral, Henrique, Robinho, Arrascaeta (Élber), Rafael Sobis (Alisson) e Rafinha.