Em partida encarada como a primeira decisão do ano pelo técnico Mano Menezes, após golear o Tupi pelo Campeonato Mineiro, o Cruzeiro enfrenta o Volta Redonda na noite desta quarta-feira. O jogo, que marca a estreia da equipe na Copa do Brasil, acontece no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda-RJ, a partir das 21h45min.
Concentrado desde o último domingo no CT João Havelange, na cidade de Pinheral, próxima a Volta Redonda, o time celeste volta a treinar no fim da tarde desta terça-feira, dia 14, a partir das 17h30min.
No trabalho com bola, o treinador celeste não pôde contar com o zagueiro Manoel, que apesar de ter boas chances de atuar na quarta-feira, foi poupado do treino por causa de dores no pé direito. O escolhido para a vaga de Manoel entre os titulares foi o equatoriano Kunty Caicedo. O time treinou com Rafael; Ezequiel, Leo, Caicedo e Diogo Barbosa; Henrique, Ariel Cabral, Robinho e Alisson; De Arrascaeta e Rafael Sobis. A outra equipe foi escalada com Lucas França; Mayke, Hudson, Lucas Romero e Bryan; Lucas Silva, Fabrício, Rafinha e Elber; Raniel e Ramón Ábila. Hudson e Romero foram improvisados na defesa porque Murilo, também sem condições de jogo, ficou em Belo Horizonte.
A partida única acontecerá na casa do rival e, pelas novas regras, a Raposa se classifica até com o empate, pois quem estiver em posição inferior no Ranking Nacional de Clubes (RNC) joga em seus domínios e ao visitante fica a vantagem do empate. O Cruzeiro vai ao Rio como um dos maiores vencedores da competição, tendo erguido a taça quatro vezes. Será o primeiro confronto oficial contra e equipe fluminense. Os times já se encontraram em quatro amistosos e a Raposa segue invicta diante do rival.
“A alteração na Copa do Brasil foi significativa. Antes, jogávamos por uma primeira partida onde o time visitante poderia conquistar uma classificação antecipada com uma diferença de dois gols. Independente do que acontecia nesse primeiro jogo, se não chegasse a essa vantagem, teria ainda a oportunidade do jogo em casa. Agora, não. Temos uma vantagem do empate, como visitante, mas a derrota nos tira da competição. Cria um caráter muito mais decisivo para a partida”, afirmou o técnico Mano Menezes.
Na Copa do Brasil, o Maior de Minas chegará ao seu 135º confronto. São 69 vitórias, 35 empates e 30 derrotas, e o time comandado por Mano chega invicto na temporada, tendo vencido os cinco jogos que disputou entre Campeonato Mineiro e Copa da Primeira Liga.
Uma das intenções do comandante celeste é continuar nivelando o ritmo de jogo entre os atletas do elenco e confirmou que utilizará a base da equipe que venceu o Tupi no último sábado.
“Estamos fazendo grupos de dois jogos para cada equipe, o que nos dá possibilidade para termos um melhor ritmo. Vai dando entrosamento. Fizemos um bom jogo em Juiz de Fora e vamos ter que fazer um bom jogo contra o Volta Redonda”, projetou.