Na estreia pela Copa do Brasil, diante do Volta Redonda, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o Cruzeiro garantiu a sexta vitória consecutiva na temporada, ficando a apenas uma vitória do melhor início de campanha da história celeste. A partida, que teve início às 21h45min, foi de domínio total da Raposa, que garantiu a vitória por 2x1 após chegar a ter 64% de posse de bola na primeira etapa.
Desde os primeiros segundos de partida a equipe comandada por Mano Menezes buscou se posicionar ofensivamente e mesmo tendo a possibilidade de se classificar com um empate, buscava anotar no marcador.
"Não tem margem pra erro nem pra recuperar na segunda partida", declarou o comandante, antes do início da partida.
A equipe da cidade do aço teve uma oportunidade ofensiva aos 4 minutos, mas o Maior de Minas respondeu aos 8, em uma trama desenvolvida com inteligência e bola de pé em pé até chegar a Rafael Sobis, que bateu para defesa de Douglas Borges. O ataque estrelado foi envolvente, soube usar o campo e fez a bola circular de um lado para o outro nos gramados. O resultado veio aos 14 minutos, em belo gol com finalização de Alisson. Arrascaeta rasgou a defesa do Volta Redonda com lindo passe e Alisson apareceu na frente do goleiro para empurrar a bola para as redes.
As investidas celestes eram construídas coletivamente no setor ofensivo. Uma sequência significativa de investidas da Raposa ocorreu até que o Volta conseguisse se aproximar da meta de Rafael. Aos 29 minutos, em jogada de David Batista em disputa com Diogo Barbosa, a bola acabou no goleiro da Raposa.
O Cruzeiro seguiu a perceber os pontos fortes do Volta Redonda e anulá-los. Aos 37 minutos Alisson chegou perto de ampliar o placar em tentativa de toque por cobertura. A bola subiu e saiu por muito pouco. Aos 38, depois de todo o ataque ter participado do lance, Sóbis bateu para boa defesa de Douglas Borges. Na sequência, Alisson mandou para fora. Após os 40 minutos iniciais a defesa do time fluminense parou pelo menos mais duas jogadas do ataque estrelado.
A segunda etapa iniciou com uma ofensiva para cada lado, logo nos primeiros minutos. O Volta Redonda buscava o empate, mas Robinho tratou de marcar o segundo da Raposa aos 15 minutos. Sobis ajeitou e Robinho soltou a bomba para ampliar o placar. Aos 22 minutos o Volta conseguiu diminuir a vantagem com Higor Leite aproveitando o rebote após bola na trave de Marcelo.
Alisson, Arrascaeta e Rafinha continuaram a criar boas jogadas em cima da defesa adversária, mas o goleiro Douglas Borges fez boas defesas. O Volta Redonda buscou o empate nos minutos finais, mas o Cruzeiro foi superior e garantiu a vitória com placar de 2x1.
Classificado para a segunda fase da Copa do Brasil e com uma sequência de seis vitórias consecutivas na temporada, o próximo confronto celeste é pelo Campeonato Mineiro. O time de Mano enfrenta o URT, no estádio Zama Maciel, a partir das 17h do dia 18.
Os relacionados pelo técnico celeste para o duelo com o Volta Redonda foram:
Rafael, Ezequiel, Léo, Luis Caicedo, Diogo Barbosa, Henrique, Ariel Cabral, Robinho (Rafinha), Arrascaeta, Alisson (Élber) e Rafael Sobis (Lucas Silva).