O Cruzeiro foi à Santa Catarina encarar o Joinville nesta terça-feira, dia 21. A partida, que teve início às 19h, foi marcada por uma Raposa com um elenco alternativo, buscando marcar a todo momento. A defesa catarinense se fechava e tentava evitar o gol celeste. O JEC precisava golear o Maior de Minas para se classificar, enquanto o time comandando por Mano Menezes já havia garantido sua classificação.
O time alternativo escalado por Mano Menezes para enfrentar o Joinville fora de casa se saiu bem e esteve próximo da meta dos catarinenses algumas vezes nos 45 minutos iniciais. A posse de bola celeste chegou a 64%, mas os defensores do JEC se fecharam e impediram a penetração por parte do ataque estrelado.
O jovem atacante Ranier e o volante Lucas Silva pararam na zaga catarinense algumas vezes. Ainda na primeira etapa, Hudson, Élber e Rafinha tentaram contra a meta dos donos da casa. Nos minutos finais, Ranier avançou com a bola e passou pelo goleiro Ferreira, mas não foi bem-sucedido na finalização. O primeiro tempo foi encerrado sem alterações no placar.
A segunda metade foi marcada com um comportamento igual aos primeiros 45, dos dois lados do campo. A Raposa seguiu pressionando e criando oportunidades de marcar enquanto o Coelho se fechava e contava com um pouco de sorte se defendendo dos ataques celestes. Na metade final, a equipe alternativa do Maior de Minas teve pelo menos cinco oportunidades claras de abrir o marcador, mas a partida foi encerrada com os zeros dos dois lados do placar.
Após garantir o empate em 0x0 fora de casa, escalando um time alternativo, o técnico Mano Menezes traz a decisão para o jogo de volta em casa, no Mineirão. O Cruzeiro, já classificado para a próxima fase da Copa da Primeira Liga, retorna aos gramados na próxima segunda, dia 27, a partir das 20h. A disputa é contra o Uberlândia, válida pelo Campeonato Mineiro e acontece no Parque do Sabiá.
Os nomes escalados por Mano para o confronto diante do Joinville foram: Lucas França, Mayke, Dedé, Murilo Cerqueira, Fabrício, Hudson (Marcos Vinicius), Lucas Romero (Bryan), Lucas Silva, Élber, Rafinha e Raniel (Alex).