Após a vitória contra o Nacional, pela Copa Sul-Americana, o técnico Mano Menezes montou um Cruzeiro com nomes diferentes em busca de dar ritmo ao seu elenco para o decorrer da temporada. A partida em casa, pelo Campeonato Mineiro, contra o Democrata-GV, teve início às 11h deste domingo, dia 09 e, apesar de buscar a vitória a todo momento, o Cruzeiro já estava classificado para a próxima fase do Estadual. O time visitante até tentou criar nos minutos iniciais, mas o domínio total da partida foi celeste e o 2x0 foi construído com gol de Dedé, na primeira etapa, e Ábila, de pênalti, no segundo tempo.
Os minutos iniciais foram de bola presa no meio de campo. A equipe de Governador Valadares tentou oferecer perigo a defesa celeste nos minutos iniciais de partia, mas foi o Cruzeiro quem teve as melhores oportunidades, a partir dos 15. Aos 16, Lucas Silva sofre falta próximo da área adversária. Ele mesmo cobra e, após alguns desvios na área, cai nos pés de Dedé, que converte de carrinho em sua volta ao Mineirão. Com a posse e o domínio do jogo o Cruzeiro foi ao intervalo com a vantagem de 1x0 no placar.
Na metade final os dois times tentavam ataques, mas o Democrata não encontrava espaços para evoluir sobre a equipe estrelada. O jogo seguiu o ritmo dos 45 iniciais, com o Maior de Minas com o controle da partida e o Democrata com dificuldade em se aproximar da meta celeste. Aos 25 minutos Ábila sofreu falta dentro da área do goleiro Wellington e o árbitro assinalou penalidade máxima. O atacante cobrou e converteu o segundo gol da Raposa. Com um a mais, o Cruzeiro controlou a partida e garantiu a vitória até os minutos finais.
O próximo desafio celeste é diante do São Paulo, dia 13, pela Copa do Brasil. A partida acontece a partir das 21h30min. Na vitória diante do Democrata-GV, os nomes escalados por Mano Menezes foram: Fábio, Maycon, Dedé, Luis Caicedo, Bryan, Lucas Silva, Lucas Romero (Lucas Nonoca), Fabrício, Marcos Vinicius (Rafinha), Élber e Ramón Ábila (Raniel).