Com o time se adequando a Sóbis no ataque e tendo que usar um pouco menos de força física devido a disputa recente, na última quinta-feira, dia 13, contra o São Paulo, no Morumbi, foi como técnico Mano Menezes optou por levar o Cruzeiro para encarar o América-MG pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro. A partida teve início às 16h do último domingo, dia 16, no Estádio Independência.
Apesar da marcação forte nas duas pontas, o Cruzeiro conseguia avançar com boas trocas de passes e jogadas individuais importantes. A disputa por espaço em campo foi grande e o goleiro Rafael se saiu bem, quando requisitado. A defesa celeste conteve as investidas do Coelho e os dois times foram ao vestiário sem movimentar o marcador.
A segunda metade começou tumultuada. O setor ofensivo americano partiu para cima da defesa celeste, que conteve as ofensivas até o minuto 16. Em cobrança de escanteio, a bola passou por todo mundo e encontrou Messias, na segunda trave, que finalizou com a ponta do pé e abriu o placar. Cruzeiro 0x1 América-MG. Em busca do empate o Cruzeiro subiu e, aos 22, Ariel Cabral deu belo passe para Diogo Barbosa na esquerda do ataque. O lateral avançou e cruzou rasteiro, na medida para Thiago Neves empurrar para o fundo das redes. O jogo seguiu truncado até o apito final.
Com o empate, o Cruzeiro decide a vaga em casa jogando até pelo empate. O próximo confronto celeste é já no dia 19, contra o São Paulo, no Morumbi. A partida é válida pelo jogo de volta da quarta fase da Copa do Brasil e tem início a partir das 19h30min. No 1 a 1 com o América-MG, os jogadores elencados pelo técnico Mano Menezes foram: Rafael, Mayke (Henrique), Léo, Manoel, Diogo Barbosa, Hudson, Ariel Cabral, De Arrascaeta (Alisson), Thiago Neves, Rafinha e Rafael Sóbis.