O gaúcho Luiz Antônio Venker Menezes, o Mano Menezes, foi agraciado nesta sexta-feira, dia 21, feriado de Tiradentes, com a Medalha da Inconfidência. A honraria é a mais alta comenda concedida pelo governo de Minas Gerais e é atribuída a personalidades que prestam serviços de extrema relevância à sociedade mineira.
O técnico do Cruzeiro recebeu a honraria das mãos do governador Fernando Pimentel, em cerimônia realizada na Praça Tiradentes, em frente ao Museu da Inconfidência, na cidade de Ouro Preto.
"Foi surpreendente a escolha, mas foi algo que me deixou muito orgulhoso. Jamais esquecerei e trabalharei todos os dias que aqui estiver para que essa escolha seja justa", afirmou Mano.
Mano Menezes está em sua segunda passagem pelo Cruzeiro. Em 2015 ele assumiu a equipe no segundo semestre e, em uma campanha de recuperação, garantiu a permanência na série A do Brasileirão, feito repetido no ano passado. Em 2017, o treinador da Raposa busca o seu primeiro título à frente do clube. O time está na semifinal do Campeonato Mineiro, nas quartas de final da Primeira Liga, segunda fase da Sul-Americana e oitavas de final da Copa do Brasil.
Criada em 1952, a Medalha da Inconfidência é entregue no dia 21 de abril aqueles que, de maneira excepcional, tenham contribuído para a projeção e a valorização de Minas Gerais.