O Cruzeiro recebeu o Atlético-MG no Mineirão, no domingo, dia 30, às 16h, em partida válida pelo primeiro jogo dos dois que definem o Campeão Mineiro de 2017. Em uma partida repleta de emoção, as duas equipes buscaram intensamente a possibilidade de vantagem na segunda partida. Mas os 90 minutos foram encerrados sem que o marcador fosse movimentado. Apesar de superior nos 90 minutos, o Cruzeiro ficou no 0x0 com o rival.
"Demos o máximo, em termos de atitude nossa como equipe. Ao meu ver fomos bastante superiores no clássico, os números não deixam isso em dúvida, mas não conseguimos fazer o gol. Agora, vamos voltar as nossas atenções ao segundo jogo. Vamos continuar jogando assim. Nos outros clássicos o pessoal reclamou que a gente atacou pouco, que jogamos no contra-ataque, jogamos sem volume, e hoje mostramos que sabemos jogar com volume e tomar a iniciativa. São jogos grandes, tem que saber jogar." Disse o comandante celeste.
Em um primeiro tempo de muito estudo, o Galo manteve a bola em seu campo de defesa na tentativa de esfriar as intensas ofensivas celestes. O elenco estrelado criou boas oportunidades, mas os defensores atleticanos marcaram bem, imperindo um último passe de qualidade. A pressão da Raposa seguiu mantendo o Atlético em seu campo defensivo durante a maior parte da primeira etapa. As equipes foram ao intervalo sem que os visitantes conseguissem uma finalização a gol.
Os primeiros minutos da etapa final foram congestionados. A bola ficou por muito tempo retida no meio de campo e os dois lados se esforçavam para avançar e tirar o zero do marcador. Os goleiros e defensores tiveram de trabalhar diversas vez, mas os números apontavam uma atuação superior do lado dos comandados de Mano Menezs. Aos 40 minutos o Cruzeiro contada com treze finalizações e o Galo com apenas quatro e 60% de posse de bola contra 40% adversário.
O empate deixa tudo aberto para a decisão do dia 07 de maio, na casa do Atlético. Antes, o Cruzeiro recebe a Chapecoense, em casa, no dia 03, a partir das 21h45min., em partida válida pela Copa do Brasil.
Os jogadores relacionados pelo técnico Mano Menezes para o clássico foram:
Rafael, Mayke, Luis Caicedo, Léo, Diogo Barbosa, Hudson, Henrique, Thiago Neves (Ramón Ábila), Rafinha (Alisson), Giorgian De Arrascaeta (Élber) e Rafael Sóbis.