O maior clássico do estado de Minas Gerais teve início neste domingo, dia 07, às 16h, no Estádio Independência. O Cruzeiro visitou o Atlético-MG sob os comandos do técnico Mano Menezes. Invicto no campeonato Estadual, a Raposa entrou em campo em busca da invencibilidade e da primeira taça da temporada, mas acabou sofrendo dois gols e o revés na partida. Mesmo com as modificações feitas por Mano terem igualado o placar logo após o intervalo, o Galo conseguiu marcar o segundo e garantir a vitória.
O clássico que decidiu o campeão mineiro de 2017 começou quente e com as duas equipes concentradas em busca da vitória. Na primeira etapa o Galo mineiro abriu o placar aos 12 minutos, com Robinho. Na sequência o Cruzeiro tentou avançar, mas o Atlético triplicou a sua marcação. Com a marcação intensa, a Raposa não conseguiu chegar no gol dos donos da casa e as equipes foram ao vestiário com Atlético-MG 1 x 0 Cruzeiro.
Para a segunda etapa Mano mexeu na equipe. Sacou Hudson e pôs Ábila na partida e, aos 7 minutos, o atacante celeste igualou o marcador. Na sequência, o Maior de Minas passou a dominar a defesa atleticana, chegando com mais pressão a área adversária, mas ao entrar na área Cazares encontrou Elias, que bateu com firmeza e força, sem chances para Rafael. Atlético-MG 2x1 Cruzeiro. Faltando 4 minutos para o fim do tempo normal, Rafinha levou o segundo amarelo por falta em Adilson e acabou expulso e, no minuto seguinte, Adilson levou o segundo amarelo após interromper um contra-ataque celeste e também deixou o gramado.
Com o placar de 2x1 o Cruzeiro ficou em segundo lugar e o Atlético sagrou-se Campeão. O próximo confronto da equipe estrelada é no dia 10 de maio pela Copa Sul-Americana. A partida contra o Nacional do Paraguai tem início previsto para às 19h15min, no Estádio Arsenio Erico.
Os jogadores escalados por Mano para a partida foram:
Rafael; Mayke, Leo, Kunty Caicedo e Diogo Barbosa; Hudson (Ramón Ábila) e Henrique; Arrascaeta, Thiago Neves e Rafinha; Rafael Sobis (Alison).