O Cruzeiro enfrentou, na quinta-feira, dia primeiro de junho, mais uma decisão nesse início de temporada. Pelas oitavas de final da Copa do Brasil o elenco estrelado foi a Chapecó, em Santa Catarina, em busca da classificação à fase seguinte da competição, diante da Chapecoense. Com a vitória por 1 a 0 no primeiro jogo, o Cruzeiro entrou em campo na Arena Condá com a possibilidade de ascender às quartas de final mesmo com um empate.
A Raposa pressionou a equipe catarinense desde os primeiros minutos. Com Mano Menezes repetindo o esquema com três volantes, a equipe se movimentava bem e buscava espaço para avançar sobre a defesa da Chape. Com o fator casa a seu favor, a Chapecoense até tentou pressionar o setor defensivo celeste, mas o goleiro Fábio e a defesa cruzeirense se saíram bem na contenção. Próximo do final da primeira etapa Hudson teve a chance de abrir o placar, mas o goleiro Jandrei fez uma excelente defesa e garantiu o empate na ida para o intervalo.
No retorno do vestiário as duas equipes proporcionaram uma disputa forte no meio de campo, com os dois ataques avançando e criando oportunidades. O Cruzeiro teve duas oportunidades de gol com Ábila nos minutos iniciais. A Chape chegou uma vez com Reinaldo, em chute defendido pelo goleiro Fábio. Com Raniel e Rafinha o Cruzeiro teve mais duas boas oportunidades de ampliar a vantagem que acabaram indo em direção a linha de fundo.
Com o empate o Cruzeiro conseguiu a classificação às quartas da Copa do Brasil. O time de Mano Menezes enfrenta a Chapecoense novamente já no domingo, dia 04, pelo Campeonato Brasileiro. A partida acontece no Mineirão, a partir das 19h, e é válida pela quarta rodada do Brasileirão.
Os escalados na classificação celeste foram:
Fábio, Lucas Romero (Rafinha), Léo, Luis Caicedo, Diogo Barbosa, Henrique, Hudson, Ariel Cabral, Thiago Neves (Lucas Silva), Alisson e Ramón Ábila (Raniel).