Mais uma batalha foi travada pelo Cruzeiro na noite de quarta-feira, dia 28, em busca do pentacampeonato da Copa do Brasil. Segundo maior vencedor da competição e comandado por Mano Menezes, o Maior de Minas foi a São Paulo visitar o atual Campeão Brasileiro, o Palmeiras, no Allianz Parque. A partida, válida como jogo de ida das quartas de final da competição, teve início às 21h45. Desde o início a movimentação celeste conseguiu desmontar o sistema defensivo da equipe paulista e abriu três de vantagem já no primeiro tempo. Na segunda etapa os donos da casa foram para cima com intensidade e alcançaram o empate.
Em busca da vitória desde o início, como dito pelo comandante estrelado antes do apito inicial, o Cruzeiro foi a casa do Palmeiras com a missão de construir e levar uma vantagem para a decisão em casa, no Mineirão, no dia 26. A pressão celeste deu resultado logo aos 6 minutos, quando, em contra-ataque, Diogo Barbosa cruzou na área para o meia Thiago Neves marcar o primeiro da Raposa. Os donos da casa tentaram se reorganizar, mas o Maior de Minas seguiu investindo e aos 19 minutos de jogo, após cruzamento de Lucas Romero, Robinho mandou para o gol e abriu 2 x 0 para o Cruzeiro. Aos 30, Thiago Neves enfiou a bola para Alisson, que encobriu Fernando Prass. O árbitro soou o apito final da primeira etapa aos 47 minutos e as equipes foram ao intervalo.
Na volta para a segunda etapa, aos 6 minutos, o Palmeiras conseguiu descontar com Dudu. Os donos da casa tentaram pressionar a defesa estrelada, mas o goleiro Fábio e o setor defensivo se saíram bem quando solicitados. Em bola lançada na área celeste a bola sobrou com Dudu, que mandou uma bomba no gol de Fábio. Aos 19, após bate-rebate na área celeste, a bola sobrou com William, que não desperdiçou e igualou o marcador. No fim da primeira etapa, Thiago Neves avançou, cruzou para o meio da área e a bola passou raspando por Ábila. Quase o quarto gol estrelado.
Com o empate em 3x3 em São Paulo, os comandados de Mano Menezes podem até empatar em 2x2 no jogo de volta, em casa, dia 26, que se classificam às semi finais da Copa do Brasil. O próximo duelo do Cruzeiro é o clássico contra o Atlético-MG, na Arena Independência, dia 02 de julho. A partida marca a 11ª rodada do Campeonato Brasileiro e tem o início previsto para às 16h.
Questionado sobre a atitude da equipe estrelada em campo, na segunda etapa, Mano disse:
- Futebol não tem botão liga e desliga. A gente imagina um jogo e as vezes o jogo não sai exatamente como a gente imaginava, só que do outro lado tem uma equipe que também tem uma estratégia, também tem um jogo, também busca o gol. O Cruzeiro não entrou desligado no segundo tempo, o Cruzeiro tentou criar no segundo tempo. Se olhar, em alguns momentos tivemos dois jogadores disputando a mesma bola. Isso não é estar desligado. Vamos levar o resultado para Belo Horizonte e jogar lá. É isso que vamos fazer.
No duelo com o Palmeiras, os atletas que entraram em campo foram:
Fábio, Ezequiel, Léo, Luis Caicedo, Diogo Barbosa, Lucas Romero (Hudson), Ariel Cabral (Henrique), Robinho (Ramón Ábila), Thiago Neves, Alisson e Rafael Sóbis.