No ensolarado domingo do dia 23, o Maior de Minas foi a Florianópolis enfrentar a equipe do Avaí pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida teve início às 16h, na Ressacada. Os comandados de Mano Menezes buscavam os três pontos e a colocação entre as melhores campanhas da competição. Mesmo com o Cruzeiro fazendo um grande início de partida, foram os donos da casa que abriram o placar. Os comandados de Mano jogaram melhor e criaram inúmeras oportunidades, que pararam na grande atuação do goleiro Douglas Friedrich. Na segunda etapa, Mano efetuou as três modificações e deixou o time ainda mais ofensivo, mas os donos da casa se posicionaram por inteiro no campo defensivo, segurando o gol de vantagem no marcador.
Mais uma vez a Raposa mostrou não se incomodar por estar fora da toca. Desde os primeiros minutos, o elenco estrelado esteve ofensivo e procurando por espaços para levar perigo ao gol de Douglas Friedrich. O defensor do Leão fez pelo menos três boas defesas antes dos 20 minutos de partida. Aos 20, porém, os donos da casa se encontraram na partida e na única oportunidade que tiveram de passar a intermediária de campo, a bola sobrou para Júnior Dutra abrir o placar na Ressacada.
Mesmo com o revés no marcador, a equipe estreada se manteve no campo de ataque e chegou a alcançar 60% da posse de bola, parando somente no acúmulo de jogadores no campo de defesa adversário. Aos 42, Thiago Neves cobrou escanteio e a bola passou entre as pernas de Sassá. Por pouco não saiu o gol de empate celeste. As equipes se encaminharam ao vestiário com apenas um gol marcado na etapa inicial.
Na volta do intervalo o posicionamento em campo imitou os 45 iniciais. A posse de bola foi celeste desde o início e, enquanto a Raposa procurava espaços para criar, os catarinenses se fechavam na parte de trás. Aos 12 minutos, Mano promoveu Arrascaeta no lugar de Lucas Silva e no minuto seguinte o camisa 10 cruzou para a área, com direção a Élber, que foi. No rebote, Sassá tentou finalizar, mas Alemão afastou. Aos 15, os defensores do Leão tiveram muito trabalho na contenção de pelo menos três finalizações estreladas. Aos 22, Douglas fez outra grande defesa, parando o chute de Rafael Sóbis. Aos 36, falta cobrada por Sóbis passou a poucos centímetros da trave. Aos 40, o goleiro Douglas operou um milagre ao parar a falta cobrada por Arrascaeta. Após 4 minutos de acréscimos, o árbitro encerrou a partida.
Com o revés, o Cruzeiro fica na oitava colocação e já se prepara para o próximo duelo, na quarta-feira, dia 26, contra o Palmeiras. O duelo marca o jogo de volta das quartas-de-final da competição. O Cruzeiro recebe a equipe paulista em casa e, após o 3 a 3 conquistado fora, tem a vantagem do empate para ascender às semifinais. A partida tem o início previsto para às 21h45min, no Mineirão.