Um ano depois, Cruzeiro e Grêmio voltam a se enfrentar valendo vaga na final da Copa do Brasil. A partida acontece na quarta-feira, dia 16, a partir das 21h45min. Único time a figurar na competição desde o seu início, a Raposa garantiu vaga após superar o Palmeiras, enquanto a equipe gaúcha deixou o Atlético-PR para trás. Os dois times já se encontraram pelo Brasileirão, em um empate em 3 a 3, considerado uma das melhores partidas da competição na temporada atual e são os dois maiores vencedores da Copa, com quatro e cinco títulos cada, respectivamente.
O Cruzeiro desembarcou, na noite desta segunda-feira, no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, para continuar a preparação para o duelo com o tricolor gaúcho. O técnico vai escalar a força máxima, tendo como novidades a volta de Lucas Silva, suspenso no último jogo do Brasileiro, e Rafael Sóbis na vaga de Sassá, que não pode jogar a copa nacional por ter sido contratado após o período de inscrição.
O reencontro das duas equipes que mais vezes ergueram a taça da competição vem em contextos completamente diferentes, se comparado ao encontro de um ano atrás. O Tricolor vem com base mantida e mudanças pontuais, enquanto a Raposa vive um momento bem mais tranquilo, com uma equipe mais equilibrada e totalmente concentrada na busca pelo pentacampeonato do torneio.