A Copa do Brasil teve os seus dois maiores vencedores em campo na noite de quarta-feira, dia 16. A partida, que teve início às 21h45min, na Arena, marcou o primeiro de dois duelos das semifinais da competição. O Cruzeiro, com 4 taças, visitou o Grêmio, dono de 5 títulos, no seu estádio, atrás de uma vaga na final. Na temporada atual, o Maior de Minas é a única equipe que figura desde o início da Copa do Brasil, enquanto o adversário entrou na competição a partir das oitavas de final. Em um primeiro tempo enérgico, a Raposa conseguiu se defender bem até os 45 minutos, quando Lucas Barrios abriu o marcador. Na metade final o elenco estrelado aumentou a intensidade, mas parou na excelente atuação da defesa tricolor, que garantiu o placar em casa.
Diante da torcida adversária, o duelo começou quente e com muito futebol em Porto Alegre. Com o fator casa ao seu lado, o Grêmio iniciou a partida pressionando a saída de bola estrelada. Quando subiu, o ataque do Cruzeiro encontrou a defesa tricolor bem postada. Aos 12 minutos de partida, Fábio fez uma grande defesa no cabeceio de Lucas Barrios. O confronto foi se desenhando com muita movimentação na intermediária e com as duas equipes mostrando muita eficiência na marcação. Aos 27, Lucas Silva finalizou de fora da área, parando nos braços de Marcelo Grohe. Aos 35, Fábio novamente se agigantou após chute de Pedro Rocha. Aos 45 minutos da primeira etapa, o Grêmio abriu o marcador com Lucas Barrios completando um contra-ataque veloz. Após os acréscimos, as equipes foram ao vestiário.
Na volta do intervalo, o Cruzeiro obrigou Marcelo Grohe a fazer uma boa defesa logo aos 2 minutos. Aos 3, Mano Menezes teve de substituir Lucas Romero, colocando Ezequiel em campo. Nos primeiros minutos da segunda etapa, a Raposa demonstrou mais ofensividade, se aproximando mais da área defendida pelos donos da casa. Aos 15 minutos, o árbitro da partida assinalou penalidade, mas voltou atrás e marcou falta fora da área. O elenco estrelado adotou a marcação alta, segurando a bola da intermediária ofensiva. Quando conseguiu criar, as jogadas da Raposa pararam na consistência da defesa tricolor. Aos 35, Raniel tentou uma jogada individual na área, mas a bola parou no goleiro Marcelo. Já nos acréscimos, Raniel se infiltrou na defesa com categoria, mas parou na defesa espetacular do goleiro gaúcho. Após o tempo acrescido, a partida foi encerrada com Grêmio 1 a 0 Cruzeiro.
O próximo duelo estrelado é pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, diante do Sport, no Mineirão. O confronto tem início às 16h do domingo, dia 20. Na sequência, o Cruzeiro recebe o Grêmio pelo jogo de volta das semifinais da Copa do Brasil, também no Mineirão, no dia 26. Com a derrota fora de casa, o Maior de Minas precisa de dois gols em casa para ascender à final.
Os atletas que defenderam o manto celeste em Porto Alegre foram: Fábio, Lucas Romero (Ezequiel), Léo, Murilo, Diogo Barbosa, Henrique, Lucas Silva, Robinho (Élber), Thiago Neves, Alisson e Rafael Sóbis (Raniel).