Pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, Cruzeiro e Santos fizeram um duelo com impacto direto na parte de cima da tabela na noite do último domingo, dia 27. Após o excelente resultado conquistado na Copa do Brasil, o Maior de Minas encarou a equipe paulista com a missão de carimbar a excelente campanha sob o comando de Mano Menezes e se manter no grupo de seis equipes que garantem vaga na Copa Libertadores. A partida aconteceu no estádio Mineirão, às 19h.
Para poupar algumas peças do desgaste físico imposto pela temporada, o técnico estrelado não relacionou Leo, Henrique, Robinho e Alisson. Para montar o esquema para enfrentar o Santos, Mano ainda preservou outros atletas. “Não tinham condições de estar hoje, tiramos porque era necessário tirar. Renova a energia essa mudança”, concluiu o comandante estrelado.
Os primeiros minutos de confronto sinalizavam um pouco do que seria uma partida intensa dos dois lados. Mesmo tendo as primeiras chances de abrir o marcador, o Maior de Minas viu o Santos sair na frente aos 21 minutos, com Bruno Henrique. Na segunda etapa, porém, a equipe mineira voltou com outra mentalidade e não deu espaço para a equipe paulista respirar em campo. Logo aos 10 minutos, o Cruzeiro igualou o marcador com Rafinha. A Raposa ainda teve duas oportunidades claras de ampliar o marcador, mas Lucas Veríssimo e Vanderlei salvaram os visitantes.
O Cruzeiro iniciou a partida pressionando a equipe do Santos e logo aos 3 minutos conseguiu uma falta perigosa próximo à área. Thiago Neves cobrou e a bola passou à esquerda do gol. Aos 7 minutos, Thiago Neves arriscou de fora da área e obrigou Vanderlei a fazer uma boa defesa. Aos 21 minutos de partida, o Santos abriu o placar com Bruno Henrique, após passe de Copete. Aos 24, Lucas Lima disparou rumo ao gol de Fábio, mas Murilo acertou o bote e desarmou o jogador santista. A Raposa passou a pressionar a saída de bola, para dificultar a troca de passes adversária. Nos minutos finais, o Santos ainda teve mais uma oportunidade com Bruno Henrique, mas a bola passou por cima da meta de Fábio. Com apenas um minuto de acréscimo, as duas equipes foram ao vestiário.
A Raposa voltou ligada para a segunda etapa e logo nos cinco primeiros minutos criou duas oportunidades ofensivas com Sassá, Sóbis e Ezequiel. Aos 10, Rafinha marcou para o Maior de Minas e igualou o marcador no Mineirão após belíssimo lançamento de Lucas Silva. O Cruzeiro seguiu pressionando a equipe adversária e, aos 20 minutos, uma excelente jogada coletiva celeste só não terminou em gol pois Lucas Veríssimo apareceu na última hora para salvar o Santos da virada estrelada. Aos 33, Arrascaeta recebeu dentro da área, cortou pro meio e bateu colocado para uma excelente defesa de Vanderlei. A Raposa seguiu pressionando a equipe visitante em busca do gol da vitória, mas a defesa santista se fechou e segurou o empate no Mineirão.
Com o empate, o Maior de Minas se mantém entre os seis times que garantem vaga na Copa Libertadores. O próximo duelo da Raposa é já no dia 30 de agosto, pela Primeira Liga. A equipe mineira volta a receber o Grêmio em fase decisiva, na primeira de duas partidas que definem o clube que ascende às semifinais da competição. A partida tem o início previsto para às 21h45, no Mineirão.
Os atletas escalados por Mano Menezes para defender o manto azul estrelado foram: Fábio, Ezequiel, Murilo, Digão, Diogo Barbosa, Hudson, Lucas Silva (Nonoca), Rafinha (Élber), Thiago Neves (Arrascaeta), Rafael Sobis e Sassá.