A primeira semana de setembro será decisiva para a equipe comandada por Mano Menezes. Após passar pelo Grêmio na semifinal da Copa do Brasil e nas quartas-de-final da Copa da Primeira Liga, o Cruzeiro tem duas decisões em sequência. O próximo duelo estrelado é já no domingo, dia 03, diante do Londrina, no Estádio do Café, e tem início às 11h. Como o confronto seguinte é contra o Flamengo e o primeiro dos dois jogos que garantem o pentacampeonato celeste, alguns nomes podem ser poupados no domingo.
Na sexta-feira, a equipe estrelada se apresentou à tarde e, após coletiva, treinou na Toca da Raposa II. Os goleiros estrelados trabalharam forte junto ao treinador Robertinho, enquanto o restante do elenco iniciou os trabalhos em um recreativo. Apenas Thiago Neves, Robinho, Arrascaeta e Ezequiel foram poupados e ficaram na academia. Repetindo a quinta-feira, o recreativo foi seguido de um treino 11 contra 11.
Na coletiva que antecedeu os treinamentos, Mano Menezes frisou a importância das duas decisões e a necessidade de se avaliar com cautela uma partida de cada vez. O comandante estrelado ainda citou os cuidados que se deve ter diante do Londrina, em sua casa, e o calor como um fator decisivo na relação dos atletas. “Não é possível jogar um jogo pensando no outro. Mas claro que estamos pensando no Flamengo, uma coisa não exclui a outra. (O Londrina) é uma equipe bem montada, vai marcar forte, jogar no nosso erro. Será um jogo difícil! ”, concluiu.
A semana de decisões coroa os 100 jogos que Mano Menezes completou a frente do Maior de Minas. O comandante estrelado assumiu o time em sua segunda passagem na temporada 2016, com a equipe ocupando a ponta inferior da tabela do Brasileirão e conseguiu reverter a situação, terminando o ano com a Raposa confortável na competição. Já em 2017, conseguiu iniciar frente ao clube desde a pré-temporada e colocou o Cruzeiro brigando pelo título da Copa do Brasil, com o Flamengo, entre os quatro semifinalistas na Copa da Primeira Liga e no grupo dos seis melhores do Brasileirão, o que garante vaga na Copa Libertadores de 2018.