Na quente noite deste domingo, o Cruzeiro foi até Chapecó enfrentar a equipe da casa, a Chapecoense, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em grande jornada do atacante Raniel, que marcou um gol e deu uma assistência para Rafinha, e do goleiro Fábio, autor de grandes defesas, a equipe celeste saiu de campo com o resultado de 2x1, assegurando a nona vitória dos comandados do técnico Mano Menezes no torneio e marcando a posição no G6, grupo das equipes que se classificam à Copa Libertadores do próximo ano.
No primeiro tempo, início com mais presença dos donos da casa. A Chapecoense tomava a iniciativa, mas não conseguia criar chances de gol. Aos 16 minutos, Arrascaeta cobrou falta que, desviada pela defesa, quase enganou o goleiro Jandrei. Na sequência, cobrança de escanteio com finalização de Rafinha, mas a bola explodiu na zaga.
A partir dos 20 minutos, o meio de campo celeste passou a se sentir mais à vontade, conseguindo boa intensidade de jogo e em diversas oportunidades chegando ao ataque. Na sequência, bons chutes arriscados por Arrascaeta, exigindo trabalho de Jandrei. Fábio ainda fez duas importantes defesas em finalizações de Túlio de Melo e de Wellington Paulista. Já nos acréscimos, aos 46, Raniel lançou Rafinha, que driblou o zagueiro e chutou na saída do goleiro adversário, abrindo o placar para a Raposa.
A segunda etapa novamente iniciou com grande intensidade da Chapecoense, que, em desvantagem, corria atrás do resultado diante de sua torcida. Logo no início, os catarinenses obrigaram Fábio a fazer duas grandes defesas, em finalizações de Túlio de Melo e de Seijas. Depois disso, o Maior de Minas retomou as rédeas da partida e voltou a pressionar. Arrascaeta dominou na área e bateu para fora, levando perigo. Aos 18, após cobrança de falta de Rafinha, o zagueiro Leo cabeceou e exigiu grande defesa de Jandrei, mas no rebote Raniel apareceu e tocou pro gol, ampliando o placar para o Maior de Minas.
O técnico Mano Menezes, percebendo o desgaste físico da equipe, mandou a campo Thiago Neves, Alisson e Sassá. A Chapecoense ainda teve forças para descontar com um gol de Túlio de Melo, aos 38. A partir daí, o Cruzeiro reteve a bola no ataque e impediu a reação dos donos da casa, segurando o placar de 2 a 1 até o final e confirmando a permanência na sexta posição do Brasileirão.
Mano destacou o fato da Raposa ter alguns para se preparar para a próxima partida, contra o Bahia, no Mineirão, no dia 17. “A gente vem de uma partida difícil no meio da semana, e isso certamente influenciou na nossa decisão de poupar alguns jogadores”, disse, completando: “Agora teremos dois dias de folga e retomamos o trabalho na quarta-feira. Semana cheia é ótimo para a preparação da equipe”.
A equipe celeste jogou com: Fábio, Ezequiel, Murilo, Leo e Diogo Barbosa; Henrique, Lucas Silva, Rafinha, Robinho (Alisson) e Arrascaeta (Thiago Neves); Raniel (Sassá).