Quatro dias após a conquista do pentacampeonato da Copa do Brasil, o Cruzeiro voltou aos gramados contra o líder do Campeonato Brasileiro. Pela 26ª rodada do Brasileirão, o Maior de Minas recebeu o Corinthians no Mineirão, na tarde do último domingo, dia 1º, às 16h. A equipe celeste visava aproveitar o título da Copa para dar ainda mais força ao bom momento no Brasileirão.
"O futebol não é feito de intenções. Certamente teremos resquícios na questão mental, mas tem de aproveitar o momento. Temos condições de fazer um grande jogo diante do Corinthians", ressaltou Mano Menezes, antes do início do confronto.
E em busca da vaga entre os quatro primeiros colocados, a Raposa superava o time paulista, com gol de Rafinha, ainda aos 19 da 1ª etapa e dominou a partida até a penalidade assinalada aos 38 minutos da metade final. Cleyson cobrou, converteu e garantiu o empate para o Corinthians.
O duelo começou com atletas das duas equipes dando demonstrações de habilidade em campo. A equipe celeste iniciou pressionando em campo e, sem a bola, o Corinthians se posicionou com duas linhas de quatro. A Raposa chegou a ter 70% da posse de bola nos primeiros minutos. Logo aos 13 minutos, Diogo Barbosa se livrou da marcação e rolou para Henrique, que arriscou de fora da área. A bola passou por cima do gol de Cássio.
Aos 16, nova oportunidade defendida por Cássio, dessa vez em chute de Lucas Romero. Aos 19 minutos, Diogo Barbosa lançou a bola na área e Rafinha subiu mais do que todo mundo para mandar para as redes. Os visitantes chegaram a esboçar uma reação, mas a defesa estrelada conseguiu conter as investidas paulistas e foi ao vestiário com 1 a 0 no marcador.
Na volta do intervalo o confronto seguiu intenso. Aos 14, Rafael Sóbis quase anotou o segundo gol estrelado, mas a bola desviou no zagueiro Pablo e foi em direção a linha de fundo. Aos 16, o goleiro Fábio foi acionado e efetuou uma grande defesa, evitando o empate corintiano. Com as alterações promovidas pelo comandante estrelado, o Corinthians teve ainda mais dificuldade de se encontrar em campo e o Maior de Minas seguiu dominando a partida em boa parte da etapa final. Já próximo dos últimos cinco minutos, porém, o árbitro da partida assinalou penalidade máxima a favor da equipe visitante. Cleyson cobrou e igualou o placar para os paulistas. Após os três minutos acrescidos, a partida foi encerrada com um gol para cada lado.
O Campeonato Brasileiro entra em uma pausa de dez dias para a disputa das eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018, mas o Maior de Minas terá o confronto da 28ª rodada adiantado já para o próximo sábado, dia 07. A Raposa enfrenta a Ponte Preta no Mineirão. Com o empate diante do líder, em casa, a Raposa dá sequência ao bom trabalho na temporada e, sob o comando de Mano Menezes, é a segunda melhor campanha do returno do Brasileirão.
Os atletas que entraram em campo contra o Corinthians foram: Fábio; Ezequiel; Léo; Murilo; Diogo Barbosa; Henrique; Lucas Romero; Rafinha; Alisson (Élber); Thiago Neves (Lucas Silva) e Rafael Sobis (Arrascaeta).