Deprecated: Function eregi() is deprecated in /home/mano/public_html/mobile_device_detect.php on line 48

Deprecated: Function eregi() is deprecated in /home/mano/public_html/mobile_device_detect.php on line 48

Deprecated: Function eregi() is deprecated in /home/mano/public_html/mobile_device_detect.php on line 55

Deprecated: Function eregi() is deprecated in /home/mano/public_html/mobile_device_detect.php on line 62

Deprecated: Function eregi() is deprecated in /home/mano/public_html/mobile_device_detect.php on line 69

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/mano/public_html/mobile_device_detect.php:48) in /home/mano/public_html/mobile_device_detect.php on line 109

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/mano/public_html/mobile_device_detect.php:48) in /home/mano/public_html/mobile_device_detect.php on line 110
Mano Menezes

Noticias


Foto: Pedro Vilela/Getty Images

Trajetória coroada com o Penta da Copa do Brasil

Desde a primeira fase, foram 14 partidas até o Cruzeiro sagrar-se campeão do torneio
A taça de Pentacampeão da Copa do Brasil 2017 coroou a campanha construída nas duas passagens de Mano Menezes pelo Cruzeiro. Na primeira, ainda em 2015, o técnico retirou a equipe da zona de rebaixamento e colocou o estrelado na oitava colocação do Brasileirão, com 62,5% de aproveitamento. Na segunda, após retornar do futebol Chinês, em julho de 2016, pegou o Maior de Minas na penúltima colocação do Campeonato Brasileiro e nas 22 rodadas restantes obteve um aproveitamento de 54,5%, colocando a equipe em 12º lugar, com direito a vaga na Copa Sul-Americana. O time ainda alcançou as semifinais da Copa do Brasil, sendo eliminado somente pelo Grêmio, que veio a se sagrar campeão.

Já em 2017, Mano guiou o Maior de Minas rumo ao pentacampeonato da Copa do Brasil, batendo, entre outros, o atual campeão Grêmio, o Palmeiras, atual vencedor do Brasileirão, e o forte elenco do Flamengo. Com 23 gols marcados e apenas 9 sofridos em 14 confrontos disputados, o Cruzeiro venceu 7 partidas, empatou 4 e perdeu apenas 2 na sua saga rumo ao título. Além disso, Rafael Sóbis ainda foi um dos artilheiros da competição, ao lado de Lucas Barrios, do Grêmio, e Leonardo, do Goiás, com 5 gols.

Sob o comando do gaúcho de Passo do Sobrado, a saga celeste em busca do Penta teve início no dia 15 de fevereiro, contra o Volta Redonda. O Estádio Raulino de Oliveira foi palco da primeira das 7 vitórias que viriam a consagrar o Cruzeiro como o maior vencedor da competição, ao lado do Grêmio.

A segunda fase contou com a estreia de Thiago Neves pela Raposa e com uma noite inspirada de Rafael Sóbis. Diante do São Francisco/PA, o Maior de Minas aplicou 6 gols e carimbou a permanência na competição. Em Alagoas, a equipe comandada por Mano Menezes venceu o Murici por dois gols de diferença e, com mais três na partida de volta, passou pelos alagoanos com 5 a 0 no placar agregado na terceira fase.

O manto azul-estrelado ainda deixou para trás grandes equipes, como o São Paulo, com um grande resultado de 2x0 dentro do Morumbi e derrota por 2x1 no jogo de volta. O 1 a 0 em casa, com uma pintura de Raniel, e o 0 a 0 em Chapecó, no dia 1º de junho, fizeram com que a Chapecoense entrasse para a lista de eliminados pelos comandos de Mano Menezes.

Pelas quartas de final, no dia 28 de junho, a Arena Palmeiras foi palco de uma disputa de seis gols (3x3) e, com a vantagem de jogar pelo empate, o 1 a 1 no jogo de volta, no Mineirão, garantiu a ascensão do Cruzeiro às semifinais sobre o Palmeiras, atual detentor do título do Brasileirão. A saga celeste ainda deixaria mais um campeão pelo caminho. Mesmo com a derrota por 1 a 0 em Porto Alegre, o Maior de Minas venceu o Grêmio pelo mesmo placar no Mineirão e, na disputa por pênaltis, eliminou a equipe gaúcha, que defendia a faixa de campeão da Copa do Brasil. Os 3 a 2 nas penalidades com o Grêmio garantiram um confronto entre Cruzeiro e Flamengo pelo título.

Os 180 minutos de tensão e decisão iniciaram com 1 a 1 no Maracanã, com gols de Lucas Paquetá, do lado Rubro-Negro, e de Arrascaeta para o estrelado, a decisão ficou para o confronto de volta, em Belo Horizonte. Sem placar agregado, o Campeão da Copa do Brasil seria decidido nas quatro linhas. Com um 0 a 0 no marcador e duas equipes muito concentradas em anular os avanços adversários, a decisão foi para os pênaltis. Diante dos mais de 50 mil torcedores azul-estrelados, Fábio brilhou e defendeu a cobrança de Diego, eleito o melhor jogador da competição. Thiago Neves converteu a quinta cobrança e garantiu o Pentacampeonato do Maior de Minas. Com a conquista, Mano Menezes entrou para o seleto grupo dos técnicos que possuem duas taças da competição, ao lado de Levir Culpi e Renato Portaluppi.