A rodada de número 35 do Brasileirão contou com o encontro de Cruzeiro e Avaí, no Mineirão. A partida, que teve início às 19h30min, atraía olhares pois o Maior de Minas havia alcançado a melhor campanha do returno na rodada anterior – uma das melhores de sua história – logo após o Pentacampeonato da Copa do Brasil.
A partida começou com a Raposa mandando em sua casa. Logo aos 7 minutos, Robinho recebeu de Diogo Barbosa na área, mas o árbitro assinalou irregularidade. Melhor na partida, o Cruzeiro tentava abafar o Avaí no Mineirão. Aos 15, Diogo Barbosa recebeu em velocidade, cruzou rasteiro e a bola sobrou para Thiago Neves, que não conseguiu pegar bem para finalizar.
Aos 21, o árbitro assinalou penalidade a favor dos visitantes. Júnior Dutra cobrou e converteu, abrindo o marcador. Aos 24, Rafinha recebeu de Thiago Neves e bateu colocado, com estilo. A bola passou perto do travessão do Avaí. No último quarto de volta da primeira etapa o Maior de Minas obrigou o arqueiro catarinense a efetuar pelo menos duas grandes defesas para evitar o empate. Após o minuto de acréscimo, as equipes foram ao vestiário.
A Raposa voltou para a metade final pressionando a equipe visitante. Logo aos 8, Galhardo apareceu bem pela direita, obrigando a defesa catarinense a efetuar um desarme providencial. Aos 13, Diogo Barbosa cruzou na área e a bola sobrou para Thiago Neves mandar para o fundo das redes e igualar tudo no Mineirão.
Com o Cruzeiro atrás do gol da virada, Mano promoveu algumas alterações para pressionar ainda mais a equipe adversária. Aos 30 minutos de confronto, Douglas derrubou Robinho na área e o árbitro marcou a penalidade. Judivan, fazendo sua reestreia após dois anos e meio parado por lesões, cobrou e converteu. Cruzeiro 2 x 1 Avaí. Com o placar a favor, a Raposa também mantinha superioridade até os 47 da etapa complementar, quando Júnior Dutra encontrou espaço para finalizar e converter o gol de empate.
"Não foi uma derrota, foi um empate com gosto de derrota. O jogo foi especial pela volta do Judivan, pela entrada dele em campo e pela marcação de um gol. Só de jogar alguns minutos já seria uma grande vitória", ponderou Mano Menezes.
"Jogamos para vencer o jogo nos 90 minutos, saímos atrás, viramos o jogo. Antes que me pergunte, eu olhei o lance e achei que houve duas falhas de aribragem no mesmo lance. Acho que o Robinho estava em posição de impedimento e acho que não foi pênalti. O Robinho toca no Douglas e o Douglas toca na bola. Eu vi o lance", completou o comandante estrelado.
Os atletas que vestiram a camisa celeste no Mineirão foram: Fábio, Rafael Galhardo (Bryan), Léo, Digão, Diogo Barbosa (Judivan), Henrique, Lucas Romero, Robinho, Thiago Neves, Rafinha e Jonata (Élber).
O próximo duelo azul-estrelado é no dia 19 de novembro, domingo, às 17h. Na ocasião, os comandados do técnico Mano Menezes visitam a equipe do Vitória, no Estádio Barradão, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.