Na tarde do último domingo, dia 26, o Cruzeiro recebeu o seu último adversário no Mineirão em 2018. Diante do Vasco, o Maior de Minas atuou pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com uma das melhores campanhas do returno do Brasileirão e a conquista do Pentacampeonato da Copa do Brasil, a partida serviu para Mano Menezes promover o teste de alguns atletas em sua equipe, já pensando na temporada 2018.
O duelo começou com a Raposa se aproveitando de uma sequência de erros da equipe visitante para pressionar e ficar perto do gol. Aos 13, o Cruzeiro quase abriu o marcou o primeiro gol, em uma tabela de Robinho e Arrascaeta. Aos 20, porém, o Vasco foi eficiente e tirou o 0 do marcador em bola parada, com cabeceio do zagueiro Paulão. Aos 29, Thiago Neves arriscou e, após desvio, a bola passou muito perto das traves defendidas por Martín. Aos 31, Arrascaeta chutou e a bola passou por Martín Silva, mas Henrique salvou em cima da linha. Aos 40, Thiago Neves recebeu lançamento de Robinho, dominou e mandou por cima do gol na saída do defensor vascaíno. Mesmo com o domínio celeste, a equipe visitante levou a vantagem para o intervalo.
Na segunda etapa, Mano deixou o time mais ofensivo, tirando um volante e colocando um meia. Aos 18 minutos, Rafinha fez linda jogada pela direita e achou Arrascaeta na área. O camisa 10 chutou e Martín salvou com o pé. Até os 30 minutos o panorama do jogo seguia o mesmo no segundo tempo. O Cruzeiro pressionava e o Vasco se defendia. Aos 26, Thiago Neves cruzou e Anderson Martins tirou a bola na hora em que Digão ia empatar o jogo. Digão sobiu muito após cobrança de escanteio e Martín Silva espalmou para escanteio, 10 minutos após o quase gol cruzeirense. Aos 37, o goleiro vascaíno salvou a equipe outra vez. Após os cinco minutos acrescidos pelo árbitro da partida, o jogo foi encerrado.
Com o tento, o Cruzeiro se mantém entre as cinco melhores equipes da competição, com 56 pontos somados. Os atletas que defenderam o Cruzeiro foram: Rafael, Lucas Romero, Léo, Digão, Bryan, Lucas Silva (Alisson), Henrique, Robinho (Judivan), Thiago Neves, Rafinha e Arrascaeta.
O próximo duelo azul-estrelado é no dia 03 de dezembro, no estádio Nilton Santos. O encontro com o Botafogo é válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2017.