Na tarde de domingo, dia 03 de dezembro, o Cruzeiro entrou em campo pela última vez na temporada. A partida da 38ª rodada da competição foi diante do Botafogo e teve o apito inicial soado às 17h. Com a vaga garantida na Copa Libertadores, o técnico Mano Menezes aproveitou a última rodada para fazer testes na equipe, já pensando na temporada 2018.
Logo no sétimo minuto de confronto, Lucas Romero e Thiago Neves tabelaram na entrada da área e o argentino arriscou o chute, mas a bola passa por cima do gol defendido por Gatito. As duas equipes se estudavam muito nas quatro linhas, mas aos 25 minutos o time dono da casa conseguiu abrir o marcador, com Brenner. Aos 37, porém, o Maior de Minas respondeu com passe de bicicleta de Arrascaeta e Thiago Neves empurrando para igualar o placar e marcar o seu 17º gol na temporada. Com 1 gol para cada lado, as equipes foram para o vestiário.
Na volta para a etapa complementar, a Raposa mostrou cedo a que veio e nova tabela entre Thiago Neves e Arrascaeta acabou em gol. Dessa vez foi o camisa 10 a marcar para o time estrelado. Aos 6, Guilherme bateu colocado, de perna direita, mas Rafael, como um gato, faz a defesa. Três minutos depois, chute de Rafinha passou raspando a trave defendida por Gatito. O time alvi-negro seguiu pressionando e aos 23 conseguiu o empate, com Ezequiel. Com o relógio fechando meia hora, Rafinha tomou cartão amarelo por falta e, na sequência, o segundo por reclamação. Após os quatro minutos de acréscimo, o árbitro encerrou a partida.
Com o empate, o Cruzeiro encerrou a temporada com o Pentacampeonato da Copa do Brasil e a quinta colocação no Campeonato Brasileiro, com 57 pontos somados na competição.