Com a disputa do Brasileirão, da Copa do Brasil, da Copa Sul-Americana e da Copa da Primeira Liga, simultaneamente, o técnico Mano Menezes Mano foi obrigado a priorizar competições e revezar os seus atletas em meio a tantos confrontos em 2017, encerrando o ano com resultados que mostram que a decisão foi acertada.
Quinto colocado, com 56 pontos somados, no Campeonato Brasileiro, e com a taça do Pentacampeonato da Copa do Brasil na bagagem, o Cruzeiro de Mano Menezes encerra 2017 com uma das melhores campanhas dos últimos anos. A despedida do Brasileirão aconteceu no domingo, dia 03 de dezembro, diante do Botafogo, no estádio Engenhão.
Na Copa do Brasil, cânticos ecoavam e as luzes dos mais de 58 mil torcedores fizeram do Mineirão um segundo céu estrelado na noite de 27 de setembro. Às 21h45min, o árbitro Luiz Flavio de Oliveira soou o apito e deu início ao duelo contra o Flamengo que, mais tarde, sagraria, nas penalidades, a Raposa Pentacampeã da Copa do Brasil.
“Uma decisão difícil, mas as duas equipes mereceram estar aqui pela excelente campanha. Estou muito satisfeito com o Cruzeiro, um time muito mais maduro e que merece esse título”, disse, na ocasião, um emocionado Mano Menezes.
Além do título da Copa do Brasil, Mano colocou o Cruzeiro entre as cinco melhores equipes no Brasileirão e entre as melhores equipes do segundo turno, com uma sequência incrível quatro meses sem derrotas no estádio Mineirão. Os 17 pontos conquistados nas oito primeiras partidas do returno fizeram a equipe de Mano Menezes igualar a marca da campanha de 2010.
Os números condecoram o ano estrelado de Mano Menezes à frente do time mineiro. Uma das equipes que mais finalizou de forma certeira no Brasileirão foi também a que mais vezes finalizou a gol, marcou o maior número de gols (23), mais desarmou, acertou passes e deu assistências na Copa do Brasil.
“Esse time mostrou que é uma equipe campeã, pelo mérito indiscutível de todos, e a próxima temporada vai exigir ainda mais trabalho”, projetou.
O primeiro reforço para 2018 já foi anunciado. É o lateral-esquerdo Egídio, que chega para a vaga deixada por Diogo Barbosa, que se transferiu para o Palmeiras, clube em que Egídio estava jogando. O Cruzeiro tem como prioridade a contratação de laterais e de atacantes. Ainda assim, pode também apresentar novidades para o meio-campo no decorrer da janela de transferências.
Sob o comando de Mano Menezes, a equipe estrelada transformou 2017 no ano do Penta e entrou para a história do Maior de Minas, o que corrobora para que um bom planejamento entre direção, equipe técnica e atletas façam da temporada seguinte ainda mais gloriosa.