O Maior de Minas retorna aos gramados, oficialmente, na próxima quarta-feira, dia 17. Às 21h45min, o Cruzeiro recebe o Tupi, no Estádio Mineirão, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro. Sob o comando de Mano Menezes, a equipe estrelada confia em mais um ano de conquistas, buscando repetir o feito de 2017, coroado após levar para casa a taça de Pentacampeão da Copa do Brasil.
Os laterais Edilson, Egídio e Marcelo Hermes; os meio-campistas Bruno Silva e Mancuello, além dos atacantes David e Fred, já foram anunciados pela Raposa e reforçam o elenco na disputa do Estadual, da Copa do Brasil, do Brasileirão e, também, da Copa Libertadores.
O Cruzeiro já teve dois jogos-treino em sua preparação para a temporada 2018. Depois de ganhar do Guarani de Divinópolis por 4 a 1, enfrentou o Ipatinga na última sexta-feira, na Toca II, vencendo pelo placar de 3 a 1. Contra o Ipatinga, Mano não contou com o meia Thiago Neves, poupado por desgaste na panturrilha direita. O lateral-direito Ezequiel, o zagueiro Dedé e o atacante Raniel continuam em transição da fisioterapia para a preparação física. O atacante Sassá, com lesão na cartilagem do joelho direito, segue no departamento médico, enquanto o lateral o Edílson e o atacante David ainda não têm condições de jogo. Este último está em fase final de tratamento de lesão na coxa direita.
“Antes de sairmos da temporada 2017, nós falamos várias vezes sobre isso. O que iria nortear os passos do cruzeiro na busca por reforços. Entendíamos quer tínhamos um ótimo time e que, mesmo dentro desse ótimo time, tínhamos algumas carências que deveríamos buscar. Entendemos que qualificamos o time e o elenco. É essa avaliação que estamos fazendo. Conseguimos qualificar para poder atender todas as expectativas que se criam num ano como este, com competições importantes”, comentou o comandante estrelado.
Antes do confronto com a equipe do Tupi, Mano ainda orientou atividades na Toca na manhã de segunda-feira, onde esboçou a equipe titular que fará a estreia na temporada. Apenas o lateral-esquerdo Egídio foi utilizado dentre os sete reforços que o Cruzeiro contratou para 2018. O time que treinou teve Fábio; Lucas Romero, Leo, Murilo e Egídio; Henrique, Ariel Cabral e Robinho; Rafinha, Arrascaeta e Rafael Sobis. O último treino antes da estreia no Campeonato Mineiro foi na terça-feira, dia 16.
Pelo curto tempo, a tendência é que o treinador utilize a base que terminou jogando no ano passado como titular na quarta, mas garantiu que fará rodízio entre os 11 iniciais durante a temporada.
“Só temos titulares agora. Nem se definiu ainda quem será mais ou menos titular. O que se pode fazer com duas semanas não é muito. Vamos aproveitar a base do ano passado. Teremos outra partida no sábado sendo que trabalhamos apenas 14 dias. O desgaste obriga o treinador a rodar a equipe. Para isso que montamos um elenco mais qualificado, pela intensidade do primeiro semestre”, disse Mano durante a festa de abertura do Campeonato Mineiro.