Mesmo com apenas quatro treinos táticos e dois jogos treino na pré-temporada, Mano Menezes comandou a Raposa em sua estreia na temporada 2018. Diante do Tupi, no Mineirão, a partida iniciada às 21h45min da última quarta-feira, dia 17, foi de domínio total do Maior de Minas.
Desde os primeiros minutos, a equipe estrelada foi quem pressionou os adversários, mostrando aos visitantes sua imponência no estádio Mineirão. Aos 8, Arrascaeta lançou Robinho na área, que cruzou, mas o zagueiro desviou no momento certo. Fred, de frente para o gol, tentou alcançar a bola, mas não conseguiu mandar para as redes. Os comandados de Mano tiveram pelo menos mais três chances de abrir o marcador antes da primeira finalização com perigo dos visitantes, aos 19 minutos de confronto. Aos 21, o goleiro Villar salvou o Tupi após cabeceio firme de Egídio. Aos 34, Fred fez seu primeiro gol com a camisa azul-estrelada, mas o árbitro auxiliar sinalizou o impedimento. Com apenas um minuto acrescido, as duas equipes foram ao vestiário.
Após a pausa, os comandados de Mano Menezes levaram apenas 7 minutos para tirar o zero do placar. Após tabela com Fred pela esquerda, Rafinha apareceu na linha de fundo e cruzou rasteiro para Robinho. O meia, da entrada da área, bateu no ângulo para abrir o marcador, sem chances para o goleiro Vilar. A Raposa seguiu investindo sobre a defesa da equipe do interior de Minas, até que, aos 15 minutos, Henrique avançou pelo meio de campo e tabelou com Robinho. O camisa 8 driblou o goleiro e passou para Rafinha que, de letra, mandou para as redes. Com os dois gols de vantagem no marcador, Mano Menezes teve a tranquilidade necessária para promover as primeiras mudanças e testes na equipe. Robinho deu lugar a Bruno Silva, Arrascaeta saiu para a entrada de Thiago Neves e Sóbis substituiu Rafinha. O Cruzeiro soube cadenciar a partida e manter o resultado favorável, somando os primeiros três pontos no Campeonato Mineiro.
Com o resultado, a equipe celeste arranca de forma positiva no Mineiro, com boas perspectivas para a temporada de Mano e seus comandados. Na coletiva, o comandante estrelado ressaltou a ansiedade da estreia como um dos fatores impeditivos de um placar mais elástico e reforçou a importância da base do elenco pentacampeão, mantida para a temporada atual.
“Torcedor gostou do que viu, dos passos que a direção tomou, no sentido de qualificação do grupo. Nós tínhamos uma obrigação grande de vencer. Conseguimos vencer e jogar bem. O que não é fácil para uma partida de estreia, com menos de 14 dias de treinamento. Isso incentiva o torcedor a voltar na próxima partida. Fizemos 2 a 0, criamos umas 10 boas oportunidades de marcar. Isso tem a ver com a base que a gente manteve.”, concluiu.
O próximo confronto do Maior de Minas é no sábado, dia XX, às 21h30min, diante do Caldense, no estádio Ronaldão. Os atletas que vestiram o manto celeste, na vitória contra o Tupi, foram: Fábio, Lucas Romero, Léo, Murilo, Egídio, Henrique, Ariel Cabral, Robinho (Bruno Silva), Rafinha (Rafael Sobis), Arrascaeta (Thiago Neves) e Fred.