Em casa, o Maior de Minas recebeu o América-Mg pela quinta rodada do Campeonato Mineiro. O clássico teve início às 16h do último domingo, dia 04, e a vitória dava a liderança isolada da competição para o vencedor. O Coelho se preparou com a força máxima disponível para o confronto. Do lado celeste, Thiago Neves vou poupado do duelo após sentir dores ao longo da semana.
O Cruzeiro iniciou avassalador em campo. Mano levou pressão à defesa do América, posicionando o ataque estrelado com Robinho na direita, Arrascaeta centralizado, e Rafinha na esquerda. Aos 13, Robinho encontrou Edilson na direita, que, mesmo de longe, chutou para o gol. João Ricardo espalmou para a linha de fundo. Na primeira meia hora de partida, o domínio foi claramente celeste, bem como as oportunidades de abrir o marcador. Além da pressão na frente, a recuperação e recomposição de bola do Cruzeiro também impressionaram a torcida que lotou o Mineirão na tarde chuvosa de domingo. O América só finalizou em direção à meta de Fábio no minuto final da primeira etapa. Sem gols, as duas equipes foram ao vestiário.
Na volta para a etapa final, logo aos 2 minutos, David bateu falta de longe, no ângulo direito de Fábio, que espalmou pela linha de fundo. Aos 4, o Cruzeiro respondeu com um lindo chute de Ariel Cabral após passe de Robinho, obrigando João Ricardo a se espichar para jogar a bola pela linha de fundo. Aos 10, Robinho encontrou Fred na entrada da área. O centroavante girou e chutou firme, mas João Ricardo faz bela defesa. Com 23 minutos de bola rolando, o Cruzeiro abriu o marcador com um golaço de Arrascaeta. Após recebeu um cruzamento perfeito de Edilson, o uruguaio mandou no ângulo da meta americana, de voleio.
Com a vitória por 1 a 0 no Mineirão, o Cruzeiro se isolou na liderança do Campeonato Mineiro, uma vez que o Coelho era adversário direto na briga pela vaga na ponta da tabela. Com os três pontos mantidos em casa, a equipe de Mano Menezes volta a jogar somente no dia 10, sábado. O jogo será contra o Democrata de Governador Valadares, com o início marcado para às 16h30min.
Os atletas que defenderam o manto estrelado foram: Fábio, Edílson, Léo, Murilo, Egídio, Henrique, Ariel Cabral, Robinho, Rafinha (Rafael Sobis), Arrascaeta (Bruno Silva) e Fred.