Digno de partida decisiva, a noite foi dramática no Mineirão. O duelo contra o Santos, que iniciou às 19h30, tinha a vantagem do Cruzeiro por ter vencido o jogo de ida na Vila Belmiro, por 1 a 0. Porém, quem acabou vencendo a partida no tempo normal foi o adversário, por 2 a 1. Assim, os torcedores precisaram aguentar a tensão e acompanhar as penalidades. Foi aí que o goleiro Fábio brilhou, pegou três cobranças e deu a classificação ao time celeste.
Na noite desta quarta-feira, diante de um Mineirão lotado, o Cruzeiro precisava apenas de um empate para garantir a vaga. Entretanto, quem acabou abrindo o placar foi a própria Raposa, aos 12 minutos. Thiago Neves recebeu de Arrascaeta, cortou para o meio e chutou rasteiro no canto direito do gol para fazer 1 a 0. Com gás para resolver o jogo no primeiro tempo, a equipe estrelada quase ampliou aos 26 minutos, quando Arrascaeta mandou boa bola na trave do adversário. A defesa celeste anulava muito bem os lances em que o Santos chegava mais perto e, por isso, o time santista começou a arriscar de longa distância. Aos 42 minutos, de fora da área, Gabriel chutou forte e rasteiro no canto esquerdo de Fábio, deixando tudo igual.
Na volta para a segunda etapa, nada de mudanças nos times. Logo aos 9 minutos, o maior de minas chegou com chance muito perigosa em cabeceada de Dedé, que ficou no travessão. Instantes depois, Barcos deu assistência para Edilson, que tocou por cima do goleiro Vanderlei e só não marcou porque o zagueiro Lucas Veríssimo tirou a bola de cabeça em cima do gol. Aos 14 minutos, mais uma oportunidade, desta vez com Robinho, que chutou por cima e desperdiçou. Na metade da segunda etapa, com intenção de buscar mais um gol, Mano Menezes substituiu Barcos por Raniel e colocou Rafinha no lugar de Robinho. Entretanto, a entrada dos jogadores não surtiu o efeito esperado e quem marcou foi o Santos. Em uma das poucas chances do Peixe no segundo tempo, Bruno Henrique cabeceou no ângulo de Fábio e virou o jogo. A partir daí, o Cruzeiro buscou todas as forças para o empate, mas não conseguiu e a partida foi para os pênaltis.
Nas cobranças das penalidades quem brilhou foi o número 1 estrelado. Fábio defendeu as tentativas de Bruno Henrique, Rodrygo e Jean Mota do Santos, enquanto o time celeste marcou seus três chutes com Lucas Silva, Raniel e David, e garantiu a classificação.
Agora, o Cruzeiro espera o resultado do duelo entre Palmeiras e Bahia para descobrir o adversário na semifinal da Copa do Brasil. No próximo domingo, pelo Brasileirão, o time recebe, em casa, a equipe do Bahia, às 16 horas.