Em meio aos jogos do Campeonato Mineiro 2019, o Cruzeiro fez uma pausa no estadual durante esta semana para se preparar para a estreia na Copa Libertadores da América. A equipe celeste dará o pontapé inicial nesta quinta, às 19 horas, contra o Huracán, da Argentina. O elenco viajou até Buenos Aires, local da partida, e promete força máxima no duelo.
Com a semana livre, o Cruzeiro iniciou sua preparação na terça-feira da semana anterior, dia 26 de fevereiro. Na ocasião, David, que estava se recuperando de um edema na coxa esquerda, esteve de volta aos treinos técnicos. Mano dividiu os jogadores em dois times de sete e o treino já contou com a bola oficial da Copa Libertadores. O Cruzeiro realizou treino fechado na quarta e quinta-feira.
Os trabalhos de preparação foram retomados na tarde de domingo, já que os atletas receberam folga na sexta-feira e no sábado. A novidade no treinamento foi a presença do meia Marquinhos Gabriel, que se recuperou de um incômodo muscular na coxa esquerda e voltou a trabalhar com bola. As atividades da manhã de segunda-feira foram fechadas. Na terça foi realizado o último treino em BH antes da viagem para Buenos Aires, que aconteceu no mesmo dia à noite. Nesta quarta, já na Argentina, o elenco realizou treino no CT do San Lorenzo e fez reconhecimento do gramado no estádio El Palacio.
Para a estreia na Libertadores, Mano não contará com o meia Thiago Neves e o centroavante Raniel, ambos com problemas musculares. Dedé também não estará na equipe, pois cumpre suspensão por ter sido expulso no último jogo do Cruzeiro na Libertadores do ano passado. Ele deve ser substituído por Murilo ou Fabrício Bruno.
Mano Menezes é o 2º técnico mais longevo entre os que estão na fase de grupos da Libertadores da América. O Cruzeiro também ostenta a marca de ser o único time, entre os atuais participantes, que não foi eliminado na fase de grupos da competição.