Na noite deste sábado, 23, cerca de 20 mil torcedores estiveram no Mineirão para assistir ao show dado pelo Cruzeiro nos 5x0 sobre o Patrocinense, que garantiram a classificação da equipe celeste às semifinais do Campeonato Mineiro. Com gols de Fred, Rodriguinho (2x) e Marquinhos Gabriel (2x), o time comandado pelo técnico Mano Menezes construiu uma vitória tranquila e consistente.
O jogo começou truncado, com o Cruzeiro buscando o ataque, mas o adversário se defendendo como podia. Não demorou para aparecer a primeira boa chance celeste: aos 7 minutos, Rodriguinho tocou para Robinho, que lançou o artilheiro Fred para abrir o placar, em finalização dentro da área. Cruzeiro 1x0. Aos 12, nova chance da Raposa, com Rodriguinho cabeceando com perigo para defesa do goleiro Jefferson.
Pouco menos de 10 minutos se passaram quando Rodriguinho invadiu a área deixando a defesa adversária para trás e finalizou para marcar o segundo gol cruzeirense: 2x0 e classificação praticamente encaminhada. Cinco minutos mais tarde, o centroavante Fred ainda teve um gol anulado pela arbitragem. Aos 39, nova jogada de ataque, com Marquinhos Gabriel avançando pela esquerda e finalizando rente à trave do goleiro adversário.
Com a situação mais tranquila para o segundo tempo, o Cruzeiro voltou mais leve e pressionando o adversário desde o começo. Com apenas 1 minuto de jogo, Marquinhos Gabriel recebeu assistência do meia Rodriguinho e finalizou para as redes, marcando 3x0 para a Raposa. Não demorou para o camisa 20 deixar mais um dele: 3 minutos depois, após bom passe de Fred, o meia deu um belo toque de cavadinha, encobrindo o goleiro e balançando a rede outra vez.
Aos 9, Lucas Silva recebeu bola na área e cabeceou com perigo, obrigando Jefferson a grande defesa, tocando para escanteio. O Cruzeiro não parava, apesar do resultado elástico. Aos 14, bola para Rodriguinho, que matou no peito e encheu o pé, acertando em cheio a trave. Mas não parou por aí: o relógio marcava 29 minutos quando, após dividida na área, a bola sobrou para Rodriguinho mais uma vez. Dessa vez, ele não perdeu a chance e balançou as redes, fechando o placar para o Cruzeiro, 5x0 e classificação garantida para as semifinais.
Mano destacou o comprometimento da equipe na busca pelo resultado: "Estamos muito contentes com o que produzimos e com o placar que conseguimos fazer. Não é muito comum esse placar em uma fase como a de quartas de final. Tivemos um comportamento de uma equipe vencedora. Chega na hora de uma decisão, precisamos mostrar o bom trabalho que vem sendo feito", disse após a partida.
O comandante celeste ainda enalteceu o fator longo prazo, sempre defendido por ele para que uma equipe possa alcançar alta performance. "Um trabalho a longo prazo nos traz a vantagem de fazer com que qualquer atleta se encaixe rapidamente ao clube. Temos uma base que se mantém durante todo esse tempo que estou aqui, e essa base sustenta a chegada de novos jogadores. Aqueles que chegam não sentem tantas dificuldades para se entrosar, e quando buscamos novas peças, sabemos as características que precisamos e procuramos aqueles que podem se encaixar melhor ao grupo", ressaltou.
Agora, o Cruzeiro aguarda pelo adversário da próxima fase, que será definido após o final da rodada. Com a classificação garantida, a Raposa volta suas atenções para a Libertadores. Na próxima quarta-feira, o time celeste recebe o Deportivo Lara, em jogo adiado da 2ª rodada do Grupo B. A partida está marcada para as 21h30, no estádio Mineirão.
Contra o Patrocinense, o técnico Mano Menezes escalou o time com: Fábio; Edilson, Leo, Dedé e Egídio; Lucas Romero e Lucas Silva; Robinho (David), Rodriguinho e Marquinhos Gabriel (Jadson); Fred (Sassá).